Saúde infantilConfira como você poderá auxiliar e incentivar a evolução da fala do seu bebê e entenda cada uma das principais fases.

Confira como você poderá auxiliar e incentivar a evolução da fala do seu bebê e entenda cada uma das principais fases.

Talvez o momento mais esperado ao acompanhar o crescimento de uma criança seja aquele em que ele falará suas primeiras palavras. Diante dessa expectativa, existem aspectos do desenvolvimento que precisam ser observados e merecem atenção.

Onde normalmente, o início da fala se dá por volta de um ano de idade. Porém, como as mudanças podem ser vistas nas diferentes fases?

Como é a evolução da fala em cada período?

É comum que a criança apresente crescimento em todas as áreas. Esse tempo tão especial de perceber as mudanças, descobertas e novidades dos pequenos também é acompanhado de sinais de um crescimento saudável. Podemos dividir esse desenvolvimento em seis etapas bem especificas:

1-Choro

Por volta dos três meses de idade, o choro é a forma de comunicação do bebê. Ele pode chorar de formas diferentes por determinados motivos, além de emitir sons como ‘ohh’ ou ‘aahh’.

2-Novos sons

Além do choro, o bebê inicia uma fase de sons como balbucios e pronúncia das vogais A, E U e as consoantes D e B. Essa fala é emitida pelo bebê para ele mesmo ou para objetos como os brinquedos. Pode, também, tentar dizer algumas palavras como ‘da-dá’, ‘pa-pá’ ou ‘ma-má’.

3-Sons com sentidos

Com a idade de sete a doze meses, o bebê começa a emitir sons que possuem significados e tenta imitar as expressões utilizadas pelos adultos. Aqui, algumas palavras como ‘papai’, ‘mamãe’ ou a reprodução de barulhos como o de tosse e espirro, já podem ser vistos. Aos 12 meses, já articula pelo menos quatro palavras, compreende e responde a uma ordem e já aprendeu a usar duas ou três combinações de sons para obter comida ou brinquedos.

4-Frases e palavras

Em torno de um ano a um ano e meio, normalmente aos quinze meses, o bebê consegue pronunciar de quatro a seis palavras com significados que podem ser entendidos. Ao chegar ao um ano e meio, já é possível que a criança profira até dez palavras e seja capaz de organizar frases, identificar objetos e saber dar nomes a certas coisas.

5-Aumento de vocabulário

Etapa que acontece por volta de um ano e meio e dois anos, em que o bebê apresenta um vocabulário de aproximadamente cinquenta palavras e ainda tem suas palavras próprias. Ele já pode reunir duas ou três palavras para formar uma frase como ‘neném quer’ ou ‘aqui bola.

6-Papo de criança

A criança, com três anos, já consegue conversar e trocar pequenas orações com os adultos com compreensão do que foi dito. O vocabulário é ampliado para cem a duzentas palavras.

Como incentivar e cuidar da fala do seu bebê?

Existem algumas atitudes que podem ajudar nesse processo. Tainá sugere dicas para que os pais e cuidadores contribuam nesse progresso.

  • Comunicar-se sempre com a criança, desde cedo, com músicas e falas;
  • Ler para o bebê;
  • Responder o que o pequeno diz, imitando sons ou ruídos emitidos por ele;
  • Usar a linguagem correta para se interagir com ele;
  • Manter uma rotina em consultas com pediatras e um fonoaudiólogo.

A fonoaudióloga do Centro Clínica Humana ressalta que cada bebê tem o seu ritmo e desenvolvimento neuropsicomotor que devem ser respeitados. Por esse motivo, o acompanhamento profissional de um pediatra pode ajudar na avaliação do desenvolvimento e linguagem. Em caso da criança apresentar alguma dificuldade persistente, procure ajuda de um profissional da área de fonoaudiologia.  

Quais são os diferenciais do CCH no Recanto das Emas em relação às outras clínicas médicas populares?

Conheça o Centro Clínico Humana a suas mais nova opção de Clínica Popular do Recanto das Emas, atendimento humanizado e com qualidade para você e sua família!

O grande diferencial é que o CCH oferece atendimento completo, pois conta com médicos altamente capacitados e de diversas especialidades. Além disso, é um serviço com um preço que o paciente pode pagar, visando à acessibilidade da população a consultas e exames de qualidade.

Outro ponto importante é o respeito que essa clínica médica popular tem com os pacientes do Recanto das Emas. Você é atendido de forma rápida, sem burocracia e conta com profissionais que trabalham pensando no acolhimento e cuidado das pessoas.

 

Quer tranquilidade e saber que pode contar com um serviço de saúde de excelência, de uma clínica popular, sempre que precisar no Recanto das Emas? Esse é o objetivo do Centro Clínico Humana, a clínica médica popular que mais se destaca na região devido ao atendimento diferenciado e ao cuidado especial que oferece a seus pacientes.

Para conhecer um pouco mais sobre nossa clínica, acesse nosso site e veja como podemos cuidar de você e de toda a sua família!

Conheça nossos canais sociais: Instagram e Facebook.

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

Postar Comentário